O adolescente a partir dos 15 anos começa a ter maiores responsabilidades, muitas das quais não está acostumado. Para lidar melhor com essa pressão do dia a dia, o teatro serve como uma válvula de escape.
Uma das funções mais nobres do teatro é o seu poder de reflexão. Não só a reflexão que ele proporciona para a plateia, como também para os atores. Então, fazer o Teatrando é um momento de pensar sobre a vida e expressar o que sente. As inquietações vêm à tona e colocá-las para fora na forma de exercícios e cenas é muito saudável. A prática do autoconhecimento situa cada indivíduo no seu mundo e melhora a compreensão sobre o seu redor.
Além disso, o prazer pela leitura se aguça, já que o texto no teatro tem uma aplicação prática – um estimulo que poderá avançar para outras áreas.
Poder opinar com mais propriedade sobre cenário, músicas e figurino é bem recompensador. Além disso, observar o resultado de todo o planejamento na apresentação final trabalha a autoestima dos alunos.
Ter a oportunidade de conhecer gente que curte o mesmo tipo de atividade também é muito importante. As amizades feitas em ocasiões como essas são marcantes e duradouras.