O teatro para adolescentes, da mesma forma que para as crianças entre 7 a 10 anos, serve para trabalhar o corpo, a concentração, o raciocínio e a criatividade, mas num estágio mais avançado. Os alunos na faixa etária entre 11 e 14 já possuem alguma vivência – um repertório que será material importante para a sua manifestação cultural e pessoal. E se manifestar é tudo o que essa idade quer.
As atividades em grupo tornam-se essenciais, pois trata-se de uma fase na qual o pertencimento é fundamental. Formam-se grupos de afinidades e o Teatrando pode ajudar na sociabilização dos integrantes, criando um ambiente sem julgamentos onde todos se sintam seguros para colocar toda a sua criatividade para fora.
Atividades que trabalhem a empatia, a escuta, raciocínio e foco, autoestima e pertencimento são fantásticos. O queridinho dessa fase são os jogos de improviso, onde um vai rir do outro e o erro não só é bem-vindo, como torna- se fundamental para um ensinamento leve. Afinal todo mundo erra e estamos no mesmo barco. Inclusive os professores.