Você sabe escutar?

Um dos maiores benefícios que o teatro me trouxe foi aprender a escutar” – aluno da turma de adultos do Teatrando.

Todos querem falar. Nem todos querem escutar. Alguns até escutam, mas só para serem educados, legais ou socialmente adequados. A tal história de entrar por um ouvido e sair pelo outro, sabe? Escutar é uma ação ativa e pede dedicação de quem está ouvindo. A interação não precisa ser necessariamente uma resposta, mas se importar com o que está sendo dito. Encontrar um bom ouvinte é algo raro, alguém que dedique seu tempo para a outra pessoa. Aliás, não seria essa é uma das maiores qualidades de um amigo?

São tantas tarefas e estímulos que, quando encontramos com alguém para conversar, estamos cansados, queremos verificar o celular ou não pensar em nada. E aí, esse momento da escuta, fica comprometido. Torna-se o jogar “papo fora”, que é muito gostoso, mas daí ser sempre assim vai uma distância.

Escutar é uma ação ativa e pede dedicação de quem está ouvindo. Encontrar um bom ouvinte é algo raro.

Quando estamos no teatro, as percepções e sensibilidades se afloram. É um momento especial pois estamos atentos a nós e aos outros. Tudo é material para a construção de uma manifestação artística, o que vem de dentro da gente e também, o que vem do companheiro que compartilha uma atividade. Estamos sempre trocando estímulos e informações num verdadeiro jogo. Aliás, o teatro é um grande jogo e não atoa, os países de língua inglesa denominam a peça teatral como “play”, o verbo jogar ou brincar em inglês.

A escuta de quem faz teatro é naturalmente desenvolvida com a prática, quando praticamos o entendimento, processamos e reagimos. É gostoso propor e é muito prazeroso e generoso reagir. É dizer ao colega “eu me importo com você”, mesmo que seja com um olhar.

Se você suspirou com essa sensação, e ainda não faz teatro, tá esperando o que?

Gilson Totti Dias
Professor

Clique aqui, entre na galeria de vídeos e confira mais sobre o Teatrando

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *