Teatro dos sete aos dez anos!

As aulas no curso Teatrando são planejadas e adequadas para cada faixa de idade. No texto de hoje, vamos falar sobre os alunos do Ensino Fundamental 1, com crianças dos 7 aos 10 anos, período de intenso desenvolvimento mental e físico.

Geralmente até os 5 ou 6 anos de idade, a criança não tem o domínio completo do seu corpo. A partir dos 7 anos, ela vence essa etapa e adquire maior controle da postura e da coordenação motora. A criança fica mais estável fisicamente, o que proporciona o desenvolvimento de uma nova fase: a capacidade de focar sua atenção no mundo que a cerca. E a partir daí o salto de desenvolvimento é enorme.

Esse equilíbrio corporal facilita a criança a perceber sua realidade, criando uma nova organização mental. Ela desenvolve o raciocínio lógico e a leitura dos símbolos, fundamental para a alfabetização. Com isso, surge o poder da análise e da interpretação. Os questionamentos e os ‘porquês’ são constantes, uma vez que a criança começa a relacionar as coisas, articular pensamentos e deduzir informações.

O equilíbrio corporal facilita a criança a perceber sua realidade, criando uma nova organização mental…  com isso, surge o poder da análise e da interpretação.

Proporcionar um espaço para que seu filho se encontre com esse ‘novo mundo’ e coloque em prática todos esses novos impulsos, vai ajudá-lo no desenvolvimento equilibrado entre corpo e mente. E o Teatrando é a atividade perfeita para o seu filho nessa faixa etária. As atividades são diversificadas e, numa mesma aula, trabalhamos autoconhecimento corporal, jogos mentais, concentração e criatividade.

O autoconhecimento corporal é composto por atividades de coordenação motora, independência dos movimentos das partes do corpo, equilibro e controle da respiração. A concentração trabalha o foco e a percepção de tempos de ação e reação, através do estimulo do reflexo. Jogos mentais estimulam os alunos através de atividades de lógica e dedução. E a elaboração de ideias e fantasias surgem através dos jogos criativos, com a construção de cenas, personagens e histórias.

E tudo isso num ambiente que estimula a sociabilidade – outra conquista importante na faixa dos 7 aos 10 anos.

A evolução dos diversos aspectos levantados nesse texto, acontece em tempos diferentes para cada criança. Algumas podem apresentar dificuldades momentânea na parte corporal ou na concentração, por exemplo, e nosso objetivo será o de ajudar os alunos a vencerem as etapas, sempre estimulando e preservando a autoestima. O olhar dos professores do Teatrando para cada criança é único, planejando qual atividade será a mais adequada.

Proporcionar um espaço para que seu filho coloque em prática todos esses novos impulsos, vai ajudá-lo em um desenvolvimento equilibrado. E o Teatrando é a atividade perfeita para essa faixa etária.

E a interação entre os companheiros de aula é nossa aliada; as crianças terão inúmeros colegas para servir de exemplo e ajuda-la, e cada conquista será comemorada. E se o aluno está num grau acima, se tornará um líder, aprendendo a ajudar e a trabalhar de forma cooperativa.

Um espaço livre para entender esse “novo mundo” que está por vir! Desenvolver-se e ser feliz!

Gilson Totti Dias
Professor

Clique aqui, entre na galeria de vídeos e confira mais sobre o Teatrando

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *