Produzindo seus próprios sonhos

Já dissemos em outros textos e vídeos*, que o Teatrando proporciona aos seus alunos uma experiência que vai além dos palcos. Não raro, escuto o seguinte relato dos pais a respeito dos seus filhos:

“Nossa, meu filho é tão desligado em outras atividades. No teatro é diferente. Ele realmente se envolve. Se importa. ”

Isso acontece porque uma parte importante do curso é colocar cada aluno, seja qual for sua idade, a par do calendário e dos eventos do Teatrando. Entendemos ser altamente educativo dar parte da responsabilidade do planejamento, para eles. E isso não significa colocar pressão em cima das crianças. Significa instruí-los sobre o que fazer, como fazer e quando fazer.

Parte das aulas é usada para planejarmos o nosso caminho até a apresentação. Quantos ensaios teremos, qual o prazo limite para escolhermos a peça, quando começaremos a falar sobre o figurino, as trilhas sonoras, quando eles precisarão começar a decorar o texto, possíveis ensaios extras… eles aprendem a acompanhar a evolução do projeto através de uma linha do tempo.

Entendemos ser altamente educativo dar parte da responsabilidade do planejamento, para nossos alunos.

Algumas crianças entre sete e nove anos, muitas vezes ainda não possuem os conceitos de passagem de tempo totalmente formados. Não sabem exatamente o que significa “daqui um mês” ou quando vai ser “o semestre que vem”. Para eles é o Teatrando que apresenta, na prática, esse conceito tão subjetivo.

Um ensinamento muito rico, não é?

No Teatrando todos fazem parte de um grupo que possui um desejo coletivo: realizar uma apresentação. Cada um contribuirá para esse objetivo, aprendendo o que é um planejamento e, agindo com responsabilidade em cada etapa desse caminho.

Um aluno ativo em todas as etapas. Um ator dos palcos e um produtor nos bastidores. Uma pessoa engajada, que se importa com o trabalho, e arregaça as mangas para realizar seus próprios sonhos.

Gilson Totti Dias

Professor
*Clique aqui, entre na galeria de vídeos e confira mais sobre o Teatrando

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *