Espírito de Grupo

 “Se você não está comigo, você é meu inimigo. ”  – frase de Darth Vader – o maior vilão de Star Wars

Não, essa postagem não será sobre cinema.

A batalha caótica travada pelas pessoas sobre suas opiniões, principalmente nas redes sociais, ferve a cada evento político, a cada notícia e a cada posicionamento social. Vivemos em um mundo dividido, onde desejamos conviver somente com pessoas que pensam como nós. E como diria Darth Vader, quem pensa diferente da gente, é nosso inimigo e não deve ser considerado.

Se somos um animal social, como escreveu Aristóteles, alguma coisa não vai bem. Parece que todos precisamos nos inscrever urgentemente em algum curso de convivência intensiva. E nesse momento você para a leitura e me pergunta: “Amigo, isso não é um blog sobre um curso teatro para crianças e adolescentes!?” Obrigado pelo gancho.

Por mais que os alunos de um curso de teatro tenham afinidades, as vontades de cada um as vezes não batem. Eles pensam diferente, criam de formas distintas, aprendem cada um no seu tempo, e o mais precioso: compartilham tudo isso em aula. Essa convivência é um dos aprendizados que mais estimulamos dentro do Teatrando.

No teatro não se evolui sozinho. Os alunos dependem um do outro para bolar uma cena, se exercitar num jogo teatral, entender as relações entre dois personagens… são tantas as situações! E como dissemos, parceiros de aula podem concordar ou discordar em diversos momentos.

Alunos pensam diferente, criam de formas distintas, aprendem cada um no seu tempo, e compartilham tudo isso em aula. Essa convivência é um dos aprendizados que mais estimulamos dentro do Teatrando.

As dinâmicas do Teatrando provocam uma reflexão nos alunos sobre aprender a respeitar as diferenças desde cedo para trabalhar com harmonia dentro de uma equipe. Aprender que há hora para ceder, mas que existem momentos para se posicionar. O famoso bom senso.

Respeitar opiniões diferentes, pensando numa construção coletiva. Trabalho em equipe. Já tinha pensando no teatro ajudando seu filho nesse aspecto?

Apareça sempre! As cortinas estarão sempre abertas!

 

Gilson Totti Dias

Professor

Comentarios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *